quinta-feira, 5 de maio de 2011

Comunicado da Reunião da Diretoria da Associação dos Professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo

Comunicamos aos professores e professoras de filosofia que no dia 29 de abril de 2011, realizamos nossa reunião para apreciar a seguinte pauta:
1- Informes;
2- Questões interna;
3- Encaminhamentos.

1.1- Informamos aos presentes sobre o funcionamento do nosso blog e as enquetes sobre temáticas de nosso interesse. Pedimos a colaboração de todos na divulgação das mesmas, pois em breve vamos divulgar as intenções de voto dos professores.
1.2- Informamos ainda que em 2012, segundo documentos que tivemos acesso, haverá livro didático de filosofia para os alunos. Tudo isso consolida a nossa disciplina.
2.1- Solicitamos que os membros da executiva e da diretoria de base entrem em contato conosco para que possamos dirimir algumas dúvidas referentes a endereços e outros documentos.
3.1- O professor Chico Gretter, deu informe da segunda reunião da aproffesp com representantes da revista Filosofia Ciência &vida.
Nessa reunião foi acertado que a associação contribuirá com uma série de artigos que serão publicados pela revista no Encarte do Professor. Nesse sentido solicitamos que os nossos diretores, associados e professores de filosofia, encaminhem artigos endereçados a nossa entidade para que o professor Chico Gretter, possa viabilizar o compromisso assumido. Favor acompanhar a publicação dos artigos através da revista, para que possamos debater e trabalhar com os mesmos em sala de aula.
3.2- Foi também acertado que faremos nesse próximo número uma apresentação da nossa Associação e a foto que iremos publicar será a foto coletiva da posse. Essa apresentação será feita pelo professor Aldo Santos e Paulo Neves.
3.3- Foi aprovado ainda que faremos um link para artigos e monografias que serão postados e farão parte da nossa biblioteca virtual.
3.4- Acertamos também que a nossa próxima reunião será no dia 20 de maio, logo após a assembléia Estadual da APEOESP na Praça da República. Nessa reunião definiremos sobre os próximos artigos, bem como os respectivos colaboradores.
Compareceu a reunião os seguintes diretores: Aldo Santos, Chico Gretter, José Jesus, Celso Torrano, Sady, Aparecido Alexandre.
Sem mais,
Saudações filosóficas,
Secretaria dos trabalhos.

Sugestão de temas para o Encarte do Professor/2011:
Maio: encarte único sobre o conceito de Workholic:
EDIÇÃO 59: ENTREGA ATÉ 1 DE ABRIL

No mês em que se comemora o dia do trabalho a ideia é abordar o tema por meio de um de seus vieses contemporâneos mais urgentes: o fenômeno do excesso de trabalho. O que a Filosofia, tão dependente do ócio..., tem a dizer sobre o workholic? Não seria o fenômeno o contemporâneo correspondente ao conceito de alienação, traçado por K. Marx no início do século XIX? No Brasil quem desenvolveu belo trabalho sobre tais questões é a filósofa Scarlett Marton, a partir de referenciais clássicos, como Sócrates, Nietzsche, e Sartre.
Autor: Thiago Minnemann.

• Junho: encarte único sobre Ética Ambiental, conceito de sustentabilidade na Filosofia.
EDIÇÃO 60: ENTREGA ATÉ 1 DE MAIO


Na primeira semana do mês, comemora-se a semana mundial do meio ambiente. Tematizaremos neste artigo como a Filosofia tem se relacionado com o conceito tão recorrente da sustentabilidade, mais que isto, como a Filosofia pode compor uma proposta de ética ambiental que justamente se relacione com a perspectiva sustentável. Há limites evidentes da intervenção da tecnologia na Natureza. No entanto, como diminuir a degradação ambiental sem estagnar o desenvolvimento tecnológico da humanidade? Seria uma ética ambiental capaz de criar outra noção de desenvolvimento humano que não o tecnológico? O tema faz parte de estudos contemporâneos na área de Bioética. Filósofo brasileiro que tem abordado o tema desta maneira é Aquiles von Zuben e João Fernandes Teixeira.
Autor: Cristiano de Jesus.

• Julho: encarte único sobre Solidariedade, conceito de outro na Filosofia.
EDIÇÃO 61: ENTREGA ATÉ 1 DE JUNHO


Em julho, comemora-se o dia do voluntário social (7) e da caridade (19). Do contexto, a proposta é apresentar um artigo que aborde a prática da caridade nas relações voluntárias, práticas contemporâneas cada vez mais recorrentes. Em uma perspectiva filosófica, a abordagem se dará por meio do conceito de outro, mais pontualmente, o eu e o outro. “O eu e o outro” é o nome de uma das obras de Merleau-Ponty, que será o referencial para este trabalho. Filósofa brasileira especialista em sua obra (uma das especialistas mundiais) é
Constança Marcondes Cesar, da qual tiraremos material para o texto.
Autor: José Marcelo Siviero.

• Agosto: encarte único sobre Filosofia Latino-americana:
EDIÇÃO 62: ENTREGA ATÉ 1 DE JULHO


Agosto é o mês do filósofo. O objetivo deste artigo é apresentar um panorama da filosofia latino-americana, bem como demonstrar suas principais influências, sobretudo a de inspiração francesa e a de origem hispânica. Abordar, todavia, a origem da Teologia e Filosofia da Libertação e seu papel nos países sul-americanos. Quem desenvolve estudos sobre estas perspectivas é o filósofo e psicólogo Arlindo Gonçalves Jr., a partir de obras de Ortega Y Gasset.
Autor: André Américo.

• Setembro: encarte único sobre Violência:
EDIÇÃO 63: ENTREGA ATÉ 1 DE AGOSTO

Em 2011, o ataque terrorista às Torres Gêmeas do WTC completará 10 anos. De lá para cá, o tema do terrorismo tem sido constante na agenda pública mundial. A finalidade do artigo é apresentar uma das faces mais cruéis do terrorismo, a violência. Como a Filosofia trata deste tema? Um dos filósofos brasileiros que vem se dedicando há anos a estudar este problema é Marcelo Perine, a partir da obra de Eric Weil.
Autor: Victor Costa.

• Outubro: encarte único sobre Filosofia da Educação:
EDIÇÃO 64: ENTREGA ATÉ 1 DE SETEMBRO


No mês da criança, tematizaremos o ensino de Filosofia nas escolas de ensino médio, de modo mais pontual, a contribuição da filosofia na educação geral. Este artigo, assim como o que tratará sobre Filosofia Latino-americana, apresentará seu conteúdo em um panorama sobre o tema, cujos principais referenciais serão: Aristóteles, Rousseau, Voltaire e Deleuze. No Brasil, atualmente, especialista em Filosofia da Educação é o filósofo Silvio Gallo, que emprestará suas pesquisa para este trabalho.
Autor: Silvio Gallo. Co-Autor: Carolina Desoti.

Novembro/Dezembro: encarte duplo sobre Consumismo.

EDIÇÃO 65/66 : ENTREGA ATÉ 1 DE SETEMBRO (AS DUAS VERSÕES, POR CONTA DAS FÉRIAS)

Meses fortemente marcados pelo consumo, em vista do Natal. A ideia mais geral deste encarte duplo é apresentar o argumento que atualmente, em uma espécie de super evolução do capitalismo de consumo, há a transposição da lógica consumista para o âmbito das relações humanas, ou seja, relações interpessoais também são consumidas, mercantilizadas.

O primeiro artigo visa contextualizar o tema do consumo. Nos anos 60, com o capitalismo de consumo consolidado, Herbert Marcuse volta seus estudos em Filosofia à obra de Freud. OS anos 60 foram anos de ruptura, de recorrência das ideias de contracultura. Mesmo as filosofias surgiam como movimento de contracultura. É o caso dos estudos de Marcuse, o patinho feio da Escola de Frankfurt. Resulta de Marcuse uma primeira importante leitura que a Filosofia fez da Psicanálise e da Psicologia. Surgiu então a ideia de consumo nas relações: conceito que o artigo também apresentar.
Autora: Beatriz Pupin.

O segundo artigo, mais conceitual, tem como objetivo tematizar a atual relevância do conceito de Indústria Cultural, de Theodor Adorno e Max Horkheimer, que demonstra a mercantilização de bens culturais.
Autor: Thiago Minnemann
Paula Felix Palma